O tratamento do câncer de mama conta com o avanço da ciência para uma abordagem mais ampla, que pode incluir aos tradicionais procedimentos de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Hoje, a hormonioterapia e a terapia alvo são novos métodos incorporados no tratamento desse tumor e que podem trazer resultados bastante positivos.
A terapia hormonal pode reduzir a ocorrência do câncer de mama em pacientes com alto risco genético. A hormonioterapia também contribui para mitigar a chance de retorno do tumor operado. Já a terapia alvo atua diretamente nas moléculas indispensáveis para as atividades das células cancerígenas, freando sua expansão.
Porém, o mais importante para alcançar resultados positivos no tratamento desse tumor ainda é o diagnóstico precoce. As comemorações do Outubro Rosa contribuem para alertar às mulheres sobre a necessidade de exames regulares. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o país deve registrar 66.280 novos casos em 2020. O tratamento depende da fase que a doença se encontra.
Mesmo que a paciente não tenha câncer, ela precisa procurar seu médico oncologista para fazer um check up oncológico para entrar em um programa de rastreio adequado possibilitando a prevenção dessa doença. Diagnosticar esse tumor com antecedência possibilita inclusive cirurgias menos invasivas e com melhor recuperação.
A prevenção continua sendo o melhor caminho. Evitar bebidas alcoólicas, tabagismo e sedentarismo só vai contribuir para uma vida mais saudável e reduzir significativamente os riscos da doença.
https://gruposulnews.com.br/novas-abordagens-para-o-cancer-de-mama/